22 agosto 2012

2

Artesanato em escama de peixe

Pessoal antes de dar início a esta postagem, gostaria de fazer um breve comentário de como surgiu o artesanato de escama de peixe.

Os primeiros registros cotam que foram as mulheres de Açores, uma ilha em Portugal que desenvolveram essa técnica.
Em Açores há mais ou menos quinhentos anos atrás a renda principal vinha da pesca, os homens da ilha passavam longos períodos no mar, quando voltavam com  os viveiros cheios de peixes, as mulheres se encarregavam de limpar, salgar e  prepara-los para venda.
Durante esse processo as mulheres repararam que as vísceras dos peixes eram devoradas facilmente pelas aves da ilha, porém as escamas causavam transtorno porque,quando estavam molhadas durante o processo de limpeza do pescado eram imperceptíveis depois de secas ficavam espalhada por toda ilha inclusive dentro de suas casas o que dificultava a limpeza diária.
Diante deste transtorno e longos períodos que os homens passam no mar, que as deixavam com um tempo muito longo ocioso, elas começaram a pensar no que fazer para ocupar esse tempo. Procuravam na ilha um material que estivesse disponível para ser transformado, mas por onde andavam só encontravam escamas espalhadas por todo lado,
Foi então que ao observarem que estas escamas tinham um brilho natural perolado e formatos diferente dependendo do tipo de peixe, começaram a recolhe-las e tentar utiliza-las para algum tipo de trabalho artesanal.
Depois de varias tentativas, erros e acertos iniciaram a produção de pequenos quadros , com flores de escamas representando as  flores da ilha...
A descoberta deu certo!...
Gente é isso aí, essa parte do texto  foi extraído da  apostila da Oficina de escama de peixe.
Da dinamizadora: Solange Barros
Espero que tenha ajudado no conhecimento do nosso artesanato.
Qualquer sugestão será bem vinda!
Beijos no coração!

2 comentários:

  1. Oi Lucia, encontrei seu blog pelas andanças na net.
    Interessante o trabalho com escamas, nunca havia ouvindo falar.
    Já estou te seguindo. Ahh, visite o meu cantinho, se gostar fique por lá.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso💐💐💐💐💐🌹😘😘

    ResponderExcluir

Sua visita me faz Feliz! Obrigada por comentar!

© LuzArtes - 2015. Todos os direitos reservados.
Design completo por: Márcia.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo